Cantoras brasileiras que todo mundo precisa conhecer

Por Redação 26 de August de 2019
Para muitas pessoas independentemente da idade é comum ter certa dificuldade para aprender ou até mesmo, aprimorar o inglês. Mas saiba que existe uma excelente maneira de conseguir aprender uma outra língua e ainda, se divertir ao mesmo tempo.

Inclusive estudos na área de psicologia indicam que quando uma atividade de aprendizado, está ligado a algo de maior interesse e que chame mais a atenção do estudante, faz com que o seu desempenho e nível de aprendizado sejam melhores.

Saiba como aprender inglês com música

Aprender inglês com música é a melhor saída para quem tem dificuldades ou deseja aprimorar os seus conhecimentos mesmo que sozinho, e nesse artigo você vai entender como isso é possível, unindo uma paixão universal: a música.

Utilizar algo que já existe em sua vida e que até mesmo pode estar presente todos os dias, como o gosto por músicas internacionais, com certeza irá ajudar a desenvolver a escuta, compreensão e vocabulário da língua inglesa.

Quer saber qual é o passo a passo e as melhores dicas para você conseguir de uma vez por todas, aprender inglês com música? Então confira nesse artigo.

Passo a passo para conseguir aprender inglês com música

É possível que você já conheça e até mesmo goste de várias músicas e artistas internacionais, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo você já deve ter realizado, preparar uma playlist com músicas em inglês.

  • Prepare uma Playlist com músicas internacionais

Seja no Youtube, Spotify, Deezer ou mesmo outros aplicativos, escolha o seu preferido e separe as músicas que mais gosta, mas não pare por aí, sempre procure novas canções e outros artistas internacionais, para tornar a sua playlist ainda mais repleta.

Atenção para uma dica importante. O estilo de música também pode interferir em seu aprendizado e o mais indicado nesse momento, é escolher músicas que podem ser tanto de desenhos infantis, como também, mais românticas.

Em um primeiro momento busque músicas mais lentas e que proporcionem a correta compreensão das palavras. A medida em que melhorar a sua compreensão na língua, pode buscar músicas que sejam mais rápidas e com outros ritmos, para aumentar o seu vocabulário avançar no nível de conhecimento.

Essa escolha é importante uma vez que, dependendo do ritmo da música pode proporcionar a correta compreensão das palavras.

  • Transcreva a música

Não apenas escutar, mas também, escrever é importante para conseguir assimilar melhor e decorar a música conseguindo memorizar as palavras e sua tradução.

Nesse segundo passo é interessante buscar a tradução da música para aprimorar o conhecimento e assim, conseguir acompanhar e aprender de verdade.

A escrita com papel e caneta pode ser melhor do que em um computador ou bloco de notas do celular, proporcionando a assimilação e memorização das palavras. Mas claro, dependendo do seu nível de compreensão, leitura e ainda, a sua forma de aprendizado, pode escolher o melhor método para o seu estudo.

 

  • Aproveite a oportunidade para se familiarizar com o inglês

Se pensou que está muito fácil até aqui saiba que existe mais um passo, que possui elevada importância para que o seu aprendizado seja completo.

Aproveite que a maior parte das músicas você já conhece e gosta, para cantar junto com o seu cantor ou banda preferido. Dessa forma você consegue melhorar a pronúncia das palavras em inglês, o que poderá facilitar e muito quando desejar criar novas frases, para conversar com outras pessoas.

É bem provável que você já tenha conhecido pessoas que conseguem ouvir e ler em inglês compreendendo facilmente as palavras, mas quando precisa falar o idioma enfrentam uma grande dificuldade.

Por isso não tenha vergonha de se soltar e cantar as músicas, isso ajudará a literalmente destravar a língua e conseguir formular palavras em inglês com maior facilidade.

A importância de aprender inglês

Atualmente já não é mais novidade para ninguém, que o inglês é a língua mundial e quanto maior for o seu domínio sobre esse idioma, melhor será para diversas áreas da sua vida.

Há algum tempo o principal destaque para o inglês, era na área profissional. No entanto, nos dias de hoje, em todas as áreas da sua vida o inglês pode trazer benefícios e proporcionar novas oportunidades.

Mesmo sabendo da extrema importância do inglês, é comum encontrar pessoas que tenham dificuldade ou mesmo a falta de interesse, para conseguir se dedicar e aprender um segundo idioma.

Mas utilizando a música é possível aprender de uma forma divertida e pouco a pouco, perceber a evolução até o momento em que estará cantando corretamente todas as músicas em inglês e o melhor, conseguindo entender cada palavra presente na música, sem precisar recorrer a sites de tradução.

Quais são os benefícios de aprender inglês com música

Existem vários benefícios de aprender inglês com música e o primeiro deles, é poder tornar uma atividade necessária mais divertida e interessante.

Além disso mais do que aprender a gramática e linguagem formal, irá aprender também a linguagem cotidiana e por vezes, até mesmo algumas gírias da língua, uma vez que os artistas possuem maior liberdade para escrever suas músicas na maior parte das vezes, escrevem e cantam da mesma forma como falam em seu dia a dia.

Um dos pontos mais importantes e que faz com que uma pessoa realmente consiga aprender um novo idioma, mais do que determinação e força de vontade para aprender, são propriamente os exercícios de repetição.

Por isso, melhor do que assistir um filme antigo para aprender e memorizar as palavras do idioma, é escutar as músicas em inglês que você mais gosta e assim, mesmo quando não estiver estudando, estará escutando as canções e praticando mesmo sem perceber.

Para muitos estudantes de inglês, uma das principais dificuldades é entender e decorar as regras gramaticais. Por mais que essas regras sejam muito mais fáceis do que as regras gramaticais do português, não é tão prazeroso assim de estudar dessa forma.

Mas estudando com dedicação e disciplina, com as letras das músicas será mais fácil de entender como as frases são montadas e a partir disso, criar novas frases e conversas.

Você pode não ser um autodidata por natureza, mas possui grandes chances de conseguir sozinho, aprender inglês com música. Basta seguir os passos e dicas que mostramos aqui e claro, manter uma rotina organizada de estudos.

Ter uma boa playlist de músicas em inglês, também pode ser um ponto crucial para ajudar nessa jornada de aprendizado.

Confira o resumo  de nossas dicas de como aprender inglês se divertindo com as músicas

  • Escute a música pelo menos 3 vezes e anote as palavras que são conhecidas para você e não dê tanta importância ao que você desconhece, o importante é compreender a canção de um modo geral.
  • Escute a música lendo a letra em inglês, para isso é bem simples faça a busca no site letrasdemusicas.blog.br e acompanhe a letra
  • Marque as palavras que não conhece e procure o significado sem olhar a tradução 
  • No site temos a opção de ver a letra traduzida, está é então a hora de você conferir a tradução da música
  • Faça a transcrição da Letra, vá ouvindo e pausando e só depois de fazer isso volte ao site e confira o quanto da letra você conseguiu transcrever corretamente.
  • Cantar Junto é um excelente exercício, mesmo que você esteja fora do ritmo, aqui o importante é treinar as pronúncia das palavras 
  • Insita no replay quantas vezes forem necessário afinal, é através desse exercício que você irá aprimorar cada vez mais.
  • Nossa dica é que você comece com as músicas mais fáceis, mais lentas e com assuntos comuns, onde os artistas usem poucas girías.
  • Treine diariamente, escolha uma música por dia para fazer esse exercício por 30 minutos ao menos e perceba que após um tempo você estará mais familiarizada com as pronúncias.

Abaixo segue uma lista de sugestões de músicas que podem ser facilmente compreendidas e cantadas. Escolha uma e pratique seu inglês agora mesmo.Recomendado começar com músicas não só de que você goste, mas que também sejam facilmente compreendidas. 

TOP MÚSICAS FÁCEIS PARA APRENDER INGLÊS

Nomes Femininos
Nomes Masculinos