Como cuidar de bebê: 6 Dicas nos primeiros dias em casa

Por Redação 18 de December de 2019
A chegada de um novo bebê em casa mais do que uma grande graça, é a renovação da vida, e da família, um momento único e muito especial. Mas é preciso saber cuidar muito bem dessa nova vida que está chegando. Por isso, vamos apresentar nesse artigo 6 dicas para cuidar do bebê nos primeiros dias em casa.

Logo que papai e mamãe saem da maternidade, logo já começam as primeiras preocupações sobre o que deve ser feito ou quando deve ser feito, afinal, as enfermeiras já não estarão mais por perto para conseguir dar todo o apoio necessário.

Para ajudar os papais de primeira viagem e aqueles que já são mais experientes, mas que podem estar com certo receio nessa nova fase, é importante conferir quais são as dicas que temos para apresentar e assim, facilitar os primeiros dias do bebê.

Nova vida, nova família

Em um momento importante e delicado como a chegada de um novo bebê, é muito importante que os pais da criança conversem bastante e estejam em harmonia para que um possa ajudar o outro.

A mulher também irá precisar de cuidados e atenção nesse momento, por tanto, se faz necessária a presença de mais uma pessoa além do esposo para auxiliar na rotina da família.

Nesses casos é costume que a mãe ou a sogra estejam presentes pelo menos, na primeira semana de vida.

Vamos conferir agora quais são as principais dicas, para viver bem esses primeiros momentos com o seu bebê.

Estimule a amamentação

O contato pele a pele da mãe com o bebê é perfeito e maravilhoso, uma sensação única reservada para as mães e de grande importância para o bebê.

Esse contato é iniciado através da amamentação. O primeiro contato com o seio materno, deverá ser realizado ainda na maternidade. Quando possível o bebê deverá ser introduzido à amamentação na primeira hora de vida.

Por mais que o recém-nascido não comece a sugar de imediato, ao menos deverá ter esse contato para iniciar os estímulos fundamentais inclusive, para o bom desenvolvimento da criança.

Nos primeiros dias é muito comum que o recém-nascido durma bastante, mas caso ele não acorde sozinho para mamar a mãe pode acordar o bebê a cada três horas.

A sucção da criança fará com que a mãe tenha uma maior produção de leite e assim, sempre que o bebê estiver com fome, sede ou apenas quiser um aconchego terá sempre à sua disposição o leite materno.

Atenção para a posição no berço

O bebê deverá permanecer sempre na posição horizontal e de barriga para cima. Seja no carrinho, cadeirinha de descanso ou mesmo no berço, é preciso manter essa posição para a sua segurança.

Com o bebê deitado é possível diminuir o risco de afogamentos até mesmo, com o vômito. E aqui um reforço importante: depois que o bebê terminar de mamar espere ele arrotar, para poder deitá-lo.

Durante a mamada é normal que o bebê acabe engolindo muito ar. Como tem o estômago muito pequeno, se faz muito esforço para liberar esse ar, pode acabar vomitando. Por isso o arroto, para ajudar a liberar o ar, no caso dos bebês não é falta de educação.

Atenção também para os soluços, especialmente os bebês que mamam muito. Se o soluço é frequente também pode acabar vomitando.

Visita de familiares e amigos

Nos dias de hoje existem alguns pais que preferem restringir as visitas nos primeiros dias, para poupar tanto a mãe como o bebê, para que possam descansar e se adequar à nova rotina.

No entanto, os especialistas indicam que a visita de familiares e amigos é importante, pois, traz benefícios muito além do que podemos imaginar. O primeiro benefício é a ajuda contra a depressão pós-parto.

O puerpério é um momento delicado e a mulher precisa sim de cuidados, mas não precisa se esconder.

Outro benefício são os anticorpos que o corpo da mãe e do bebê produzem, a partir do contato com novos vírus.

Não precisa receber visitas assim que chegar em casa depois da maternidade, apenas procure não limitar tanto. Toda ajuda é bem-vinda nesse momento.

O maior medo das mães: cólicas

Sem dúvida esse é um dos maiores medos das mães e muitas, procuram pesquisar e fazer de tudo para evitar ao máximo que seu bebê tenha cólicas.

Por mais que exista um cuidado quase ao extremo em muitos casos, é preciso entender que as cólicas fazem parte do processo de amadurecimento do bebê.

No ventre da mãe a criança recebe os nutrientes através do cordão umbilical. Já fora da barriga, irá receber através do leite materno e uma vez que o seu pequeno organismo começa a funcionar realmente, as cólicas podem aparecer.

Mas saiba que é possível eliminar as cólicas do bebê, não apenas com remédios e chás, mas sim, com uma alimentação saudável, equilibrada e sem exagerar nos temperos, condimentos e comidas pesadas.

Cuidados com o umbigo

Se a preocupação das mães é a cólica, a preocupação dos pais na maioria das vezes, é saber como tirar o coto umbilical e o que deve ser feito nesses casos.

Um dos pontos mais importantes e que realmente precisa de muita atenção, nos primeiros dias do bebê.

Depois do banho é preciso que seja realizada a correta higiene até que caia o coto do umbigo. A higiene pode ser realizada com a utilização de algodão e água, confirme com o pediatra se pode ser utilizado álcool 70.

Aqui vai uma das dicas mais importantes: mesmo que já esteja caindo não puxe. Por vezes é comum o umbigo ficar preso apenas por uma pele muito fininha, é preciso esperar que se desprenda totalmente sozinho.

Dica extra

Seja você pai ou mãe temos uma dica extra e muito importante. Apesar de todos os cuidados com o bebê, saiba que os cuidados consigo possuem a mesma importância.

Para os papais sejam de primeira viagem ou não, saiba que a sua esposa, mãe de seu filho(s) irá precisar de muito cuidado e atenção durante o puerpério e por isso, é preciso se cuidar.

Por mais que essa seja uma fase linda e ao mesmo tempo muito difícil, saiba que vai passar e o que irá restar é apenas amor, amizade, companheirismo e bons momentos ao lado do seu bebê.

Nomes Femininos
Nomes Masculinos