10 dicas na hora de escolher o nome do bebê

Por jefferson 19 de October de 2019
Seja antes no preparo e desejo de ter um filho ou durante a gestação a escolha do nome do bebê é um momento muito especial e importante para a família, mas especialmente para a criança que está sendo gerada. Afinal, o nome escolhido por seus pais irá acompanhar toda a sua vida.

Existem algumas dicas e segredos que podem ser seguidos, para escolher o nome perfeito para o bebê. Essas dicas, você pode conferir agora e saber como escolher o nome perfeito para o seu filho ou filha.

 

Segredinhos especiais para escolher o nome do bebê

 

Segredinhos especiais para escolher o nome do bebê

Existem casos em que o casal ainda nem está grávido, mas já possuem desejos e palpites para possíveis nomes que gostariam de escolher para seus filhos e assim, quando a mulher finalmente se encontra grávida, então já sabem qual nome escolher.

Mas se esse não é o seu caso ou ainda, se deseja conferir outras opções, saiba quais são as principais dicas que deve seguir no momento de escolher o nome do bebê.

Significado especial

 

1. Significado especial

Um dos primeiros segredos ou dicas que podemos dar para a escolha do nome, é escolher de acordo com o significado. Claro que a pronúncia do nome, sons e até mesmo o tamanho do nome também interferem no gosto dos futuros papais. Mas o significado pode ser uma decisão importante para ajudar no momento da escolha.

Alguns nomes possuem um significado muito forte e especial, o que pode ser até mesmo, uma forma de representar a história daquela gestação e da família.

2. Homenagens

Além do significado outro ponto importante e que acontece de uma forma muito comum, é querer homenagear uma pessoa especial seja da família ou não.

Escolher o nome do avô, avó ou mesmo outros parentes é uma linda atitude para homenagear e ainda, perpetuar a importância daquela pessoa, no novo membro da família que está para chegar.

Considere os apelidos também como  nome

3. Considere os apelidos também como nome

Os nomes que por vezes são maiores ou até mesmo nomes compostos, podem proporcionar a originalidade para um nome mais curtinho e que conhecido como apelido, pode também ser um lindo nome. Para ficar mais fácil de entender, vamos dar alguns exemplos.

Liz é apelido ou diminutivo de Lizzie, assim como Malu para Maria Lúcia ou Luiza. Uma outra opção é escolher o nome completo, mas pensando também no possível apelido.

O nome Arthur, por exemplo, é forte e possui um lindo significado, mas o apelido pode não ser tão fácil de criar. Nesse caso para os pais que gostam de dar apelido, talvez seja melhor uma outra escolha como, Leonardo, por exemplo.

4. Cuidado com nomes originais e de difícil escrita

É preciso cuidar com nomes que possuam uma caligrafia diferenciada e até mesmo difícil, pensando especialmente quando a criança irá aprender o próprio nome. Cuidados com a alteração de letras como, por exemplo, “y” ao invés de “i”, “G” no lugar de “J” em alguns casos e ainda, “K” quando deveria ser “C”, também devem ser estudados antes da escolha do nome.

Não existe nenhuma lei que proíba, mas é preciso pensar no futuro e principalmente, na criança, evitando que o nome possa ser causa de bulling.

5. Prepare listas com a sugestão tanto do pai, como da mãe.

Cada pessoa é única e pode ter desejos e pensamentos diferentes, inclusive quando se fala sobre o nome da criança, ainda que seja o mesmo filho. Para não causar desconfortos entre o casal, é bacana separar uma lista cada um com as suas próprias sugestões de nome, tanto para menino como para menina.

 

nome para bebe

6. Atenção para os nomes da moda

Alguns dos principais nomes em alta no ano de 2019 foram Miguel, Maria Júlia e Alice, sendo considerados os primeiros da lista. Tanto com relação aos nomes da moda que estão em alta como, por exemplo, de algum filme, série, canções e outros é importante levar em conta que pode ser que a moda e tendência passe, mas o nome do seu filho ficará para sempre.

Por isso não escolha apenas pela moda, mas pelo nome mais lindo que tocar seu coração.

7. Um ou dois nomes ?

Durante o processo de escolha do nome do bebê, é importante pensar também se terá apenas um nome, acompanhado logo pelo sobrenome ou ainda, se a criança terá um nome composto.

Para a escolha do nome composto, na maior parte dos casos são selecionados nomes que tenham certa harmonia podendo ser composto por um nome um pouco mais longo com um mais curto como Rosângela Maria, por exemplo.

8. Envolva a família

A escolha do nome do bebê não deve ser feita apenas pela mãe ou pelo pai, é algo que precisa envolver a família e portanto ser definido pelos dois. Mas esse momento pode se tornar ainda mais especial se os irmãos do novo herdeiro que está para chegar, também ajudarem na escolha.

Além de render bons momentos juntos, a família terá uma linda história de amor e união para contar futuramente.

9. E se forem gemêos?

No caso de uma gestação gemelar os critérios ou dicas podem ser os mesmos já apresentados. Mas existe ainda outro porém, alguns pais e mães preferem tornar os nomes harmônicos e escolher nomes que sejam parecidos ou ainda, que combinem entre si.

Isso não é regra e na verdade, podem ser escolhidos até mesmo nomes completamente diferentes um do outro, se assim for do desejo e escolha do casal.

nomes para gêmeos

 

10. Depois de escolher espere um pouco para anunciar a decisão

Esse processo de escolha e pesquisa pode sim ser um pouco trabalhoso. Mas pense bem, é algo importante e que irá marcar para sempre a vida da família e principalmente, do bebê que está para chegar.

Como você vai ver e ouvir centenas de nomes durante esse processo, quando finalmente escolher, espere antes de contar o nome escolhido para todos.

Essa espera é importante, para deixar acalmar em seu coração e principalmente, para ter a certeza da escolha uma vez que você pode lembrar de outros nomes e que possam parecer até mesmo mais bonitos do que o primeiro nome.

Essas são algumas das melhores dicas que separamos aqui, para te ajudar a escolher um nome lindo e que seja perfeito para o seu bebê.

Nomes Femininos
Nomes Masculinos