A Importância do Significado dos Nomes

Por jefferson 19 de October de 2019
Cada pessoa possui um nome, uma identidade, uma personalidade. A escolha do nome para uma pessoa é realmente algo muito importante e é a partir desse nome que a pessoa poderá ter uma verdadeira dignidade.

Segundo o dicionário Webster a palavra “nome” significa: reputação de uma pessoa, caráter e até mesmo, autoridade.

O nome possui uma importância fundamental na vida de uma pessoa e deve ser respeitado sempre. Mesmo que o nome possa ser encontrado com o mesmo significado para diferentes pessoas, ele é sempre único para aquele que recebeu, pois carrega uma história e um significado especial, para cada pessoa o seu nome, é conhecido como o mais “doce som” independente de quem fale ou mesmo do idioma, segundo o autor Dale Carnegie.

A Importância do Significado dos Nomes

 

A tradição de escolher nomes

Tudo nessa vida, nesse mundo independente de qual for o idioma possui um nome, algo que esteja ligado à sua característica ou uso. Podemos não saber o nome de todas as coisas, mas saiba que para tudo existe um nome.

Desde o momento da gestação e para alguns até mesmo antes, já é possível sonhar e imaginar qual será o nome que deverá ser dado para o bebê que está sendo gerado.

E essa tradição possui origem nos tempos antigos, antes mesmo de Cristo, onde o nome era uma característica muito forte, podendo indicar algo relacionado com a história da família, momento do nascimento e concepção da criança ou ainda, o que ela poderia ser no futuro, nesse caso especialmente para os nomes proféticos.

A Bíblia é um perfeito exemplo dessa realidade. Especialmente nos primeiros livros é possível encontrar diferentes nomes tanto para pessoas ou até mesmo, para montes e montanhas em que o nome selecionado, diz respeito ao que aconteceu naquele local. Durante algumas histórias relatadas podemos encontrar personagens que o próprio Deus alterou o nome, pensando especialmente no novo significado e até mesmo, pensando na missão que aquela pessoa iria exercer. No caso de Abrão, mudou o nome para Abraão, Jacó para Israel, Gideão para Jerubaal. Até mesmo no novo testamento Jesus muda o nome de Simão para Pedro.

O significado e importância do nome

O momento de escolha dos nomes é muito delicado e importante e por isso, os pais devem realizar com todo cuidado e atenção essa escolha, pensando não somente no seu gosto, mas também, no futuro do filho e até mesmo, possíveis situações que poderá enfrentar de acordo com o nome selecionado.

Uma vez que existe um significado profundo e até mesmo a origem de cada palavra, muitas pessoas possuem a prática de se apegar ao significado e origem do nome, para colocar aquela expressão em prática, de acordo com a sua vida, acreditando no poder, significado e até mesmo profecia, que aquele nome carrega.

É através do nome que a pessoa será identificada e a partir disso, poderá criar excelentes relações ao longo de sua vida. Por tanto o nome próprio deve ser respeitado até mesmo, para proporcionar uma relação pessoal e direta.

Cada pessoa merece receber um nome independente do seu significado, mas que poderá carregar com dignidade ao longo de toda a sua vida e receber o devido respeito.

O ato de dar o nome também possui significado

Na história o primeiro homem que possuiu um nome, foi Adão. Ele teve a possibilidade de dar nome a todos os animais assim como, para Eva sua companheira. Segundo os estudiosos esse ato de “dar um nome” é uma forma de representar que é responsável e que irá cuidar pelo outro. Assim como Adão deu o nome e pode cuidar daqueles que lhes foram confiados, os pais podem dar o nome que desejarem e assim, cuidar e proteger os seus filhos.

No caso dos pais que estão à espera de um bebe, é preciso escolher de forma adequada como dar um nome para o novo membro da família e lembrando sempre, de pensar no futuro e possíveis apelidos ou situações que a criança poderá passar até mesmo, para evitar o bullyng.

O mesmo acontece não apenas com os filhos, mas até mesmo, com os animais de estimação que quando chegam em um novo lar, são acolhidos e recebem um nome, conforme o desejo de seus donos.

Pesquisar o significado e origem é importante, para ajudar no momento da escolha do nome.

Atualmente é possível encontrar de forma fácil e rápida o significado de nomes tanto de meninas como de meninos.

Para quem antes não sabia nem por onde começar a escolher o nome de bebês, seguindo a lista de significados em sites específicos terá uma bela seleção de nomes de meninos e meninas, para escolher de acordo com o gosto e o sexo do bebê.

E como fazem as pessoas que não gostam do seu nome, ou do seu significado?

Por vezes podemos encontrar pessoas que não gostam do próprio nome seja devido ao seu significado ou mesmo, pela pronúncia.

Nesses casos é importante lembrar que não deve ter vergonha do seu nome, seja pelo motivo que for. Seu nome é importante e pode ajudar a trazer características sobre a sua pessoa. Para isso, pode ser necessário ressignificar o seu nome, o significado, sua história e a impressão que traz.

Se não gosta do seu nome, mas tem o desejo de mudar isso em sua vida, saiba que um auxílio e cursos de autoconhecimento e autoajuda, podem trazer além de um novo significado, um entendimento e beleza incrível para o seu próprio nome.

Lembre-se sempre que o seu nome é importante, único e deve ser especial principalmente para quem o carrega.

como fazem as pessoas que não gostam do seu nome, ou do seu significado

 

Nomes Femininos
Nomes Masculinos