Entenda o significa o TBT

Por jefferson 05 de November de 2019
Para quem adora passar um bom tempo nas redes sociais provavelmente já deve ter visto o famoso #TBT. Mas afinal de contas, o que significa isso.

Quer entender as gírias das redes sociais? Então acompanhe esse artigo e entenda o que significa, onde surgiu e até mesmo, qual a melhor forma de utilizar.

 

Onde surgiu o TBT

 

Tirar foto, fazer uma selfie, bater um retrato, existem diferentes formas que podem ser utilizadas para reunir pessoas queridas e registrar aquele momento, que possa marcar uma etapa ou situação especial.

E essa prática é sempre muito bem-vinda, afinal, é um fato claro de que é difícil encontrar uma pessoa que não goste de tirar foto, não é mesmo? Mais do que tirar a foto muitas pessoas preferem postar e compartilhar em suas redes sociais.

Assim como existem diferentes formas de falar e convidar para tirar uma foto, as redes sociais também possuem o seu próprio vocabulário ou ainda, as suas gírias que são próprias e melhor entendidas pelos usuários assíduos desses meios de comunicação.

A gíria “TBT” é mais indicada e utilizada no Instagram, muito se deve pelo fato de que é conhecida como uma hashtag que pode ser seguida por milhares de pessoas, como acontece atualmente. Como essa é uma brincadeira e até um costume, famoso ao redor de todo o mundo, muitas pessoas têm a curiosidade de saber onde começou ou quando foi inventando esse termo. Se você também possui essa curiosidade, confira logo abaixo qual a resposta para as suas dúvidas.

Como tudo na internet possui um porque, os investigadores da web começaram a pesquisar sobre o termo, para, entre outras coisas, tentar entender o motivo de tão grande sucesso. De acordo com essas informações coletadas, o inventor do #TBT surgiu no ano de 2006 no título de uma série de cartuns do desenhista Saxton Moore, mas começou a fazer sucesso mesmo com o norte-americano Matt Halfhill.

Em um blog sobre calçados e mais especificamente sobre modelos de tênis, Halfhill mostrava diferentes modelos e marcas, para todos os gostos. Com o desejo de criar um quadro sobre as postagens, criou então o Throwback Thursday.

Claro que o empreendedor não poderia imaginar onde essa simples ideia poderia chegar, a ponto de fazer com que o termo #tbt fosse mencionado mais de 200milhões de vezes, segundo dados do Instagram no último ano.

O que significa TBT

Throwback Thursday esse é o verdadeiro e único significado do tão famoso TBT, que ajuda a movimentar as redes sociais.

Essa é uma famosa Hashtag – se você não sabe o que é hashtag iremos explicar mais adiante – em que as pessoas marcam as suas fotos e outras podem seguir, não apenas a pessoa, mas também a própria hashtag.

A tradução literal para esse termo e gíria como é conhecida nas redes sociais, significa quinta-feira do retorno ou do regresso. Nada mais é do que na verdade um dia para recordar bons momentos e pessoas queridas que passaram em nossa vida. E esse dia é geralmente a quinta-feira, em razão do significado do último “T”: Thursday.

Apesar do nome dessa prática que indica a quinta-feira como dia principal, é comum utilizar a hashtag para marcar fotos que relembram momentos especiais inclusive em outros dias.

Muitas pessoas utilizam a frase: “Hoje não é dia de #TBT, mas vamos relembrar”. Essa é uma prática muito comum e que os usuários das redes sociais utilizam para movimentar a plataforma e para conseguir compartilhar, suas fotos e os momentos mais especiais e importantes que já vivenciaram.

Você sabe o que significa hashtag?

O famoso jogo-da-velha (#) é um termo gráfico muito utilizado nas redes sociais. No entanto, ainda existem aqueles que não sabem como pode ser utilizado ou em que situações deve ser utilizado a Hashtag.

A hashtag pode ser utilizada na verdade, da forma como você desejar. Seja no começo, durante ou mesmo ao final do texto de uma postagem. Em algumas situações a escolha da inserção de uma hashtag pode ser feita até mesmo, de forma estratégica dentro do marketing digital. Contudo, o mais comum é utilizar sempre ao final de uma postagem.

Como utilizar o TBT nas redes sociais

Para utilizar a # basta selecionar uma palavra para ser evidenciada, ou ainda, palavra-chave e que são importantes inclusive, para resumir aquela postagem.

Como estamos falando sobre o TBT você pode selecionar e utilizar esse termo em uma postagem e principalmente, quando for sobre uma foto ou momento antigo. Mas não se preocupe, não tem data para a foto ser considerada como “antiga” ou mesmo, para querer relembrar.

Se participou de um evento mês passado, por exemplo, pode postar a foto com a #tbt. Ao contrário do Tbt a Hashtag pode ser utilizada das mais variadas formas e ainda, nas diferentes plataformas. No caso da # pode ser utilizada no Facebook, Instagram, Linkedin.

Por vezes pode ser utilizada até mesmo em ambientes off-line como campanhas impressas, por exemplo. Mas claro é preciso entender o ambiente e saber que nesses casos, de maneira geral, o principal objetivo é fazer com que a pessoa seja direcionada para as mídias sociais. Para entrar na brincadeira também é muito simples e para te ajudar, preparamos um passo a passo, para não ter erro.

Confira:

1. Lembre-se que o intuito da brincadeira é utilizar a quinta-feira para a postagem;

2. Separe a foto que deseja postar e prepare um texto. Não precisa ser textão, uma frase já é o suficiente.

3. Poste a foto com o texto e ao final coloque a #tbt. Pronto em três simples passos a sua foto já estará postada e assim, você também terá a sua foto marcada com a #tbt.

Nomes Femininos
Nomes Masculinos