Significado dos nomes dos presidentes do Brasil

Por Redação 09 de October de 2019
Seja por curiosidade, pesquisa ou outros interesses é comum pesquisar sobre o significado de nomes e buscar conhecer o significado do nome do presidente.

É possível ter interesse em saber sobre o significado do nome do atual presente – Jair Bolsonaro. Mas saiba que neste artigo, não iremos falar apenas dele, mas também, de outros presidentes que marcaram a história do Brasil.

Nomes fortes e que um dia já foram nomes de personalidades importantes podem também servir de inspiração, para quem está pesquisando nome para os filhos, por exemplo.

Conheça o nome de presidentes que marcaram nosso País

Confira agora qual o significado do nome do presidente do Brasil.

  • Francisco

Presidente Francisco ou Rodrigo Alves como também era conhecido foi presidente de 1906 a 1909, sendo um dos responsáveis por conseguir indexar o Estado do Acre, anteriormente pertencente à Bolívia.

O nome Francisco está sempre presente na cultura brasileira e de tempos em tempos, volta com um nome que se torna tendência e que possui um significado diferenciado: “aquele que vem da França”.

  • Hermes

Marechal Hermes da Fonseca teve o seu governo durante 1910 e 1914. Durante o seu governo aconteceram várias crises e principalmente, as crises do café com leite e revoltas como a da Chibata.

Hermes tem o significado de “espírito da vida” ou ainda, “princípio gerador da natureza”.

  • Getúlio

Sem dúvida um político que marcou a história do país em seu tempo e ainda, aquele que é lembrado até os dias atuais e assim, será por muito tempo.

Getúlio Vargas é lembrado ainda, pela “era Vargas” como ficou conhecida posteriormente a revolução de 30. Seu governo durou de 1930 a 1945.

O significado de Getúlio possui origem do latim e pode ser traduzido como “povo de Baal”.

  • Eurico

Conhecido como General Eurico Gaspar Dutra, logo depois da queda de Vargas pelo golpe militar, conseguiu assumir a presidência de nosso país, governando de 1946 a 1951, iniciando a aliança com os Estados Unidos e sendo contra a União Soviética e o comunismo.

Seu significado é forte e pode ainda ser escolhido como um excelente nome nos dias de hoje. Homem honesto, correto e justo são fortes significados para o nome Eurico.

  • Artur da Costa e Silva

Foi no governo do Presidente Artur ou como conhecido Costa e Silva que o Ato Institucional foi colocado em prática, concedendo poderes extraordinários ao presidente da República.

Além disso nessa época foram proibidas todo o tipo de manifestação popular contra o governo, estabelecendo o controle de censura contra todas as formas de expressão.

  • Juscelino

Juscelino Kubitschek foi um dos presidentes mais famosos do Brasil, sendo facilmente lembrado até os dias de hoje especialmente pela sua frase: “cinquenta anos em cinco”, indicando o tempo que iria levar para que o Brasil fosse transformado.

Além disso, a época de seu governo é conhecida como os “anos dourados” diante do desenvolvimento econômico, assim como nos setores de transporte e energia, tendo Brasília como capital do Brasil.

Seu nome possui como significado: “de origem goda”. Godos, são povos originais da Germânia.

  • Luiz Inácio

O famoso presidente Lula, tem como verdadeiro nome Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo depois do fim do seu mandato, que durou de 2003 a 2010, ainda continua presente nas mídias e causando muitas notícias.

Não só a presidência o promoveu e tornou conhecido, mas principalmente alguns de seus grandes feitos como, por exemplo, a fama que leva por ter tirado milhares de pessoa da pobreza e levando maiores chances econômicas para as pessoas de extrema pobreza. No entanto, seu mandato é um dos maiores casos de corrupção da história do país.

Se tratando de significado do nome do presidente do Brasil, no caso de Lula são dois nomes e que possuem fortes sifgnificados. Luiz significa guerreiro, combatente, famoso na guerra. Inácio um encontro das palavras em grego Ignátios e a palavra em Latim Ignis. Ignatus seria “ardente, como fogo”.

  • Dilma Rousseff

Seguida por Lula Dilma Rousseff aliada ao mesmo partido, foi a primeira mulher a conseguir assumir o cargo à presidência do Brasil. No entanto, sofreu Impeachment sendo acusada de corrupção.

Apesar de sua má fama durante o mandato, o nome de Dilma possui um significado muito bonito, podendo ser “Del mar” ou ainda, em sua derivação Delmo ou Adelmo, que significa, Proteção da nobreza.

  • Michel Temmer

Assim como de alguns presidentes anteriores, Temmer também possui seu nome com certa diferenciação do que conhecemos e principalmente, do que aquilo que é apresentado na mídia.

O nome de Michel Temmer é na verdade, Michel Miguel Elias Temmer Lulia.

Este nome possui um dos mais fortes significados: “quem como Deus” e possui origem totalmente religiosa. O nome pode ser conhecido ainda com outras variantes como, por exemplo, Mikael, Michael ou mesmo Miguel.

  • Jair Bolsonaro

O atual presidente Jair Bolsonaro, possui o seu tempo de mandato até o ano de 2022 e já existem aqueles que começam a fazer campanhas de reeleição para o presidente, desde já nas redes sociais.

Esse nome é muito especial e possui significado tanto em seu primeiro nome, como também, no sobrenome.

Até mesmo a imprensa foi buscar qual seria o significado e as raízes do nome e sobrenome do presidente do Brasil, ainda na época do segundo turno das eleições.

O nome Jair possui um lindo e forte significado, “iluminado por Deus”. O significado do nome geralmente pode representar algo que está presente na história de uma pessoa e da família ou ainda, o que os pais desejam que os seus filhos sejam.

Bolsonaro, que possui origens italianas pode ser encontrado também como Bolzonaro. O termo é na verdade da região de Vêneto conhecido como bolzon que significa dardo ou flecha, específica para utilizar em bestas, conhecido como uma arma medieval.

Nomes Femininos
Nomes Masculinos