Ana

Significado do Nome Ana

Ana: Significa "graciosa" ou "cheia de graça".

O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".

Ana é provavelmente um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente, na sua forma mais simples ou associado a outros nomes próprios como Ana Paula ou Ana Luíza.

Esse bonito nome feminino reflete o sentido de dádiva ou oferta. Possivelmente é esse sentimento que os pais das meninas registradas com esse nome pretendem transmitir com o nascimento da sua filha.

Há pelo menos três personagens bíblicas com este nome, onde duas delas se destacam. A primeira é mencionada no Velho Testamento como a mãe do profeta Samuel, conhecida por ter engravidado em idade muito avançada. A segunda aparece no Novo Testamento como uma profetisa que reconhece o menino Jesus como o Messias.

Foi um nome muito popular durante o Império Bizantino. Na Idade Média tornou-se muito comum entre os cristãos ocidentais, o que ocorreu sob influência da reverência à Santa Ana.

Apesar de não haver nenhuma confirmação, Santa Ana é considerada a mãe da Virgem Maria e padroeira dos carpinteiros, moedeiros, dos bons cavaleiros, das rendeiras e avós.

O nome surgiu na Inglaterra pela primeira vez no início do século XIII, mas tornou-se popular apenas no início do século XVII. Isso aconteceu quando os ingleses o confundiram erroneamente como uma variante de Agnes.

Foi encontrado pela primeira vez em Portugal em documentos datados na primeira metade do século XVI.

Origem do Nome Ana
Categorias Relacionadas
Ana
Nomes Femininos
Nomes Masculinos