Já ouviu a expressão “bug”? descubra o que significa

Por Redação 19 de December de 2019
Quem tem criança pequena em casa sabe que a cada dia é uma nova palavra que se aprende e com ela é possível aprender um novo significado. Mas seja qual for a sua idade, saiba que todo dia é possível aprender uma palavra nova.

De tempos em tempos surgem novas palavras ainda mais que em nosso dicionário existem mais de 50.000 palavras, quanto utilizamos apenas 3.000 palavras diferentes em nosso dia.

Algumas das novas palavras podem na verdade, ser mais conhecidas como gírias, como é o caso, por exemplo, da palavra Bug. Você já ouviu essa expressão e ficou sem entender de fato o que ela significa?

Isso é muito comum principalmente quando falamos em gírias, pois de tempos em tempos surgem novas expressões principalmente, entre os adolescentes e jovens enquanto muitos adultos, ficam sem entender o real significado.

Hoje é o seu dia de sorte pois nesse artigo, vamos explicar para você o que significa essa palavra e você poderá conferir aqui, qual foi a primeira vez em que foi utilizada com esse novo significado. Isso será realmente incrível, não é mesmo? Além de aprender uma nova palavra, irá finalmente entender o sentido desse termo e ainda, como utilizar em seu cotidiano.

BUG: conheça o seu significado

Utilizamos várias palavras que são de origem americana em nosso dia e em muitos casos, elas já são tão utilizadas em nosso cotidiano que esquecemos da sua origem e as utilizadas, como palavras realmente da nossa língua. Existem muitas dessas palavras são tem a sua origem desconhecidas, para muitas pessoas.

Mas como você pode imaginar BUG não é uma palavra que irá encontrar no dicionário português pois, esta é uma palavra também de origem americana e ainda assim, muito utilizada pelos brasileiros.

Quando essa palavra é utilizada, na maior parte das vezes diz respeito a problemas inesperados em um hardware ou software.

Será que esse termo está relacionado a algo que diz respeito a tecnologia então? Na verdade, não.

O significado do termo “bug” quer dizer “bicho”. Assim como na língua português nos temos as nossas expressões de linguagem, os americanos também possuem as suas expressões.

De forma específica bug pode ser utilizado ainda para falar sobre pequenos bichos como besouros.

Talvez você já tenha escutado a expressão “Esse carro está todo bichado”, essa expressão você sabe o que significa, certo?

Nesse caso estamos falando de um carro que pode estar todo estragado e o termo “bichado” em nossa língua, é muito utilizado para indicar peças ou produtos que estão estragados.

Por isso bug, que quer dizer bicho, quando utilizado informalmente pode ser utilizado em nossa língua para indicar algo que está estragado.

A origem do termo bug

Historiadores indicam que a primeira falha e que deu origem ao termo posteriormente, foi em 9 de setembro de 1947 no computador Mark II, enquanto era operado pela Marinha dos Estados Unidos.

No diário de bordo o operador William Burke encontrou uma mariposa presa entre os fios, o que estava causando mal funcionamento no computador.

Desde esse relato então o termo começou a ser utilizado como forma de mencionar a história, o que acabou se tornando um dialeto para os profissionais da área de TI, se espalhando para todo o mundo.

Como a palavra Bug é utilizada

Seja na língua americana ou portuguesa nos dois casos “bug” é utilizado para falar sobre as falhas na área de tecnologia, quando é executado algum programa.

Além de “bug” é possível ouvir também a expressão “bugado”, como uma variação do primeiro termo.

Dessa forma quando você ouvir alguém dizer “meu computador está bugado”. Pode ter certeza que a pessoa está querendo dizer que o computador ou o objeto ao qual se refira, está estragado.

Quando acontece um bug ele pode ser um estrago comum ou algum dano grave que pode prejudicar seriamente o computador inclusive, as informações que contêm nele.

Uma vez que o bug pode ser uma excelente causa para danos dos mais variados tipos em computadores e sistemas de tecnologia, existem centenas de hackers que estão a espera justamente de uma falha como essa, para conseguir acessar ao sistema e assim, conquistar informações sigilosas e importantes como, por exemplo, os dados bancários assim como as senhas das respectivas contas.

Aqueles que trabalham diretamente com tecnologia, estão mais acostumados a utilizar essa palavra para indicar situações em que a linguagem do computador entra em aflito ou ainda, que existe uma falha na lógica quando é utilizado um termo mais técnico.

Por mais que não seja nada agradável ou algo que esperamos que vá acontecer, pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde algum computador irá enfrentar um bug.

 

A língua inglesa presente em nosso cotidiano

Assim como “bug” é utilizado diariamente por muitos, sem nem pensar no real significado ou mesmo o porquê da utilização de uma determinada palavra, existem outras centenas de palavras até mesmo em inglês, que utilizamos e por vezes nem nos damos conta.

Like, show, crush, são algumas das palavras que provavelmente você já utilizou e quem sabe hoje mesmo.

Principalmente nas redes sociais é muito comum encontrar as pessoas utilizando palavras em inglês, e adotando os costumes americanos como o famoso #tbt, por exemplo, para postar as suas fotos.

Se você tem interesse ou curiosidade para saber o significado das palavras, pode entrar e conferir o significado de várias palavras, para aumentar o seu vocabulário.

Nomes Femininos
Nomes Masculinos